Loucura

A loucura é uma coisa estranha. Parece um parvoíce dizer isto mas a verdade é que a loucura engana os loucos e os outros. Engana ao ponto de não sabermos quem é que está mais perto da realidade, se os loucos se os outros. Se tivesse que dar uma definição genérica de loucura (não técnica) diria que é o alheamento da realidade, o viver de acordo com regras não baseadas numa concepção fundamentada do real.

O engraçado é que as pessoas podem ser tão convincentes que transformam a realidade com simples frases de modo a servirem os seus propósitos de tal modo que os outros é que passam a ser os loucos. Hoje aconteceu-me uma dessas situações. Uma pessoa resolveu comporta-se de formas que a vergonha me impedem de descrever e, ao longo da sessão de parvoíces, insultos e agressões, foi sistematicamente afirmando que não tinha feito nada, que os que aconteceu não tinha acontecido.

Não foi isso que me assustou. Infelizmente já começa a ser habito este tipo de atitudes da parte dela. o que me assustou foi eu ter de fazer um esforço para me lembrar do que tinha acabado de passar de cada vez que ela dizia o contrário com uma convicção inabalável. Não se tratava de mentir, tratava-se de realmente se convencer do que dizia. Trata-se de moldar a realidade em função das necessidades a um nível profundo. Ela acredita que aquilo que fez, não fez. Ela muda a realidade com que vive à medida que vai acontecendo.

Isto deve ter alguma designação técnica no âmbito da psicologia. Acredito que não seja caso virgem, mas uma coisa é um saber abstracto, outra é sentir na pele, é sentir a confusão que se instala na nossa mente ao ser confrontada com as situações. Eu tive de fazer um esforço para me agarrar à realidade. Eu não conseguia acreditar no que estava a acontecer-me. Aquilo tinha existido. Como é possível segundos depois acreditar no contrário ?

Comments

Popular Posts